LaTCh II

    Lightweight Thermoplastic Composites II

    Exploração das tecnologias associadas aos compósitos de matriz termoplástica

 

Uma vez demonstrada, através do projeto LaTCh, a viabilidade técnica da produção de componentes mais leves, de igual ou superior desempenho comparativamente aos componentes metálicos, o projeto LaTCh II pretende agora reduzir o número de operações necessárias à obtenção do componente final (“one-shot process”), reduzindo equipamentos, ferramentas e recursos humanos enquanto e aumentando a complexidade dos produtos pela integração de elementos metálicos.

Esta necessidade de redução do número de operações permitirá cadências maiores e custos previsivelmente bastante inferiores de produção de cada componente.

Com o projeto LaTCh II pretende-se acrescentar complexidade à componente técnica associada a estas tecnologias e simultaneamente ser-se capaz de o fazer a um custo efetivamente competitivo com a estampagem dos metais.

Co-Promotores:

Moliporex Manuel da Conceição Graça Cadflow INEGI

Laser cutting thermoforming

A tecnologia de estampagem a quente de compósitos de matriz termoplástica é uma tecnologia emergente e imatura. Esta tecnologia é geralmente complementada com o processo de sobre-injeção com vista ao acabamento do componente e da integração de elementos de interface a outros componentes.

A aplicação das matrizes termoplásticas comporta, no entanto, ainda alguns desafios tecnológicos e científicos encontrando-se ainda muito dependente da otimização de alguns dos processos de transformação existentes bem como do desenvolvimento e/ou adaptação de outros às exigências do seu processamento.

Molde

Certos desta necessidade, o projeto LaTCh II visa consolidar e endogeneizar o conhecimento adquirido na projeto LaTCh com um foco muito claro na otimização e integração dos processos de estampagem a quente de compósitos de matriz termoplástica e de sobre-injeção num só.

Assim uma única ferramenta montada numa máquina de injeção deverá estampar o compósito de matriz termoplástica e sobreinjetá-lo de seguida, incluindo também elementos metálicos de ligação e/ou outros mecanismos de diversas funcionalidades de um componente estrutural automóvel.

 

Atividades do Projeto:

A1 - Estudos preliminares (6m)

A2 - Novas soluções construtivas e processos associados (24m)

A3 - Desenvolvimento do produto (9m)

A4 - Desenvolvimento do processo (16m)

A5 - Fabrico de protótipos (14m)

A6 - Promoção e divulgação de resultados (36m)

A7 - Gestão do projeto (36m)

 

Cronograma

 

Cronograma

 

 

Resultados do Projeto

 

Data

Título do Marco/Milestone

Meios de Verificação

Junho 2016 

Definição dos requisitos do componente alvo selecionado e dos ensaios a estes associados que serão objetivo do projeto

Tabela de requisitos, sua descrição e ensaios associados.

Setembro2016

Seleção do conceito

Matriz de decisão da seleção do conceito

Maio 2017

Desenho CAD detalhado (incluindo definição de espessuras) do componente alvo selecionado.

Desenho CAD

Dezembro 2017

Equipamentos auxiliares ao processo “one-shot” (aquecimento e transporte do blank à máquina de injeção) e ferramenta produtiva

Equipamentos e molde (estampagem + injeção)

Março 2018

Implementação do processo produtivo

Linha piloto

Dezembro 2018

Workshop/seminário final de projeto

Workshop

(c) 2016 Consórcio LaTCh II Compete 2020