Financiamento



INOVAÇÃO PRODUTIVA

Programa Operacional: Programa Operacional Regional do Centro
Objetivo Temático: OT 3 - Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Prioridade Investimento: PI 3.3 - Apoio à criação e ao alargamento de capacidades avançadas de desenvolvimento de produtos e serviços
Tipologia de Intervenção: TI 53 - Qualificação e inovação das PME


PROJETO
MOLIPOREX 2016



Nr. Projeto:
018567

Aviso:
01/SI/2016

Data de Início: 2016-04-01

Data de Fim: 2018-03-31
Pie chart

Investimento:
1.189.500 €


Localização do Investimento:

Mapa de Portugal
SÍNTESE DO PROJETO:

A atividade da Moliporex abarca a totalidade da cadeia de valor da fabricação de moldes: design e engenharia; concepção e projecto; prototipagem e fabricação de moldes para injeção de polímeros. Inclui ainda atividades como o fabrico de componentes para aplicações especiais (aeronáutica e automóvel, entre outros), calibres de controlo dimensional para os setores aeronáutico e automóvel e, por último, fabrico de componentes em materiais poliméricos.

Com o presente projeto, a Moliporex pretende iniciar o fabrico de componentes moldados por injeção de nanocompósitos multifuncionais de matriz termoplástica e reforço de derivados de grafeno, por recurso, no fundamental, a uma sub-unidade de injeção robotizada de 1.500 toneladas. O investimento previsto ascende a cerca de 1,2 Milhões de euros, totalmente direccionado para a aquisição da maquinaria necessária ao processo de injeção.

Prevê-se a contratação de 5 novos colaboradores para as áreas de Engenharia, Operação e Comercial.

Em fase de pós-projeto, a Moliporex estima alcançar um volume de negócios de 16 Milhões de euros o que corresponde a um incremento de 22% face a 2014.



ATIVIDADES:

1
Componentes em nanocompósitos de matriz termoplástica com reforço de derivados de Grafeno (DG) para o sector automóvel - mais leves e mais resistentes que soluções atuais.
2
Moldação por injeção de nanocompósitos de matriz termoplástica com reforço de grafeno.
3
Inovações organizacionais numa perspectiva da melhoria do desempenho da Moliporex nas práticas de negócio, na organização do trabalho ou nas relações externas.
4
Mudanças substanciais no design do produto - mudanças no material, na forma, na aparência, no peso, sem alterar as características funcionais do produto.